Especialidades
Programas focados na qualidade de vida



Nossas Especialidades
Na ETHOS, o atendimento é feito de forma personalizada por especialistas, sempre pensando nas necessidades individuais de cada criança. Oferecemos atendimento em diferentes ambientes, como na escola e em casa, porque acreditamos que criar oportunidades de aprendizado no ambiente natural da criança resulta em formas mais eficazes de ensino.
Psicologia
Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada)
Na ETHOS, trabalhamos com a terapia ABA, uma abordagem comportamental com evidências científicas robustas no tratamento de crianças neurodivergentes. Nosso atendimento é intensivo e se concentra na repetição de ensino para criar oportunidades de aprendizado. Adaptamos os ambientes sensoriais, promovemos a comunicação, desenvolvemos habilidades e reduzimos barreiras comportamentais que possam interferir no progresso da criança. Nosso objetivo é promover a independência nas habilidades aprendidas.
O que é a Terapia ABA?
A Terapia ABA é uma abordagem terapêutica baseada nos conceitos da Análise do Comportamento.
Por muitos anos pesquisas apontam a Terapia ABA como uma intervenção eficaz na promoção de melhora na qualidade de vida de crianças neuroatípicas, dentre elas, crianças autistas.
A junção de profissionais especializados na análise do comportamento, somado ao planejamento cuidadoso e personalizado de estratégias de acomodação, são as características responsáveis pelo sucesso dos atendimentos. A Terapia ABA se apoia na ciência e se destaca entre outras terapias pelo seu sucesso em garantir melhora na qualidade de vida dos indivíduos.
Na Ethos, a Terapia ABA ocorre através do Acompanhamento Terapêutico. Profissionais especializados acompanham a criança onde ela precisa de mais apoio e acomodação: em casa e na escola.
Nosso objetivo é promover adaptações e acomodações para que as oportunidades de aprendizado sejam facilitadas, aumentando as chances de que a criança irá aprender.
Quer saber mais sobre como a Terapia ABA funciona?
Psicopedagogia
A psicopedagogia na ETHOS é dedicada a ajudar crianças a superar dificuldades escolares e acadêmicas, garantindo que recebam o suporte necessário para alcançar seu pleno potencial.
Avaliação e Diagnóstico Educacional: Nossos psicopedagogos realizam avaliações detalhadas para identificar dificuldades de aprendizagem e outros desafios acadêmicos. Utilizamos ferramentas e técnicas avançadas para garantir diagnósticos precisos e abrangentes.
Adaptações Escolares: Trabalhamos em colaboração com escolas para implementar adaptações curriculares e estratégias de ensino que atendam às necessidades específicas de cada criança. Isso inclui a modificação de materiais didáticos, métodos de ensino e ambientes de aprendizagem.
Intervenção Personalizada: Desenvolvemos programas de intervenção personalizados que focam nas áreas específicas onde a criança enfrenta dificuldades. Essas intervenções são realizadas tanto em casa quanto na escola, garantindo uma abordagem integrada e contínua.
Suporte a Pais e Professores: Oferecemos suporte contínuo a pais e professores, fornecendo orientação sobre como lidar com as dificuldades de aprendizagem da criança. Realizamos reuniões regulares para discutir o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.
Desenvolvimento de Habilidades: Além de abordar dificuldades acadêmicas, nossos programas de psicopedagogia também focam no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Ajudamos as crianças a melhorar sua autoestima, autoconfiança e habilidades de interação social.
Na ETHOS, a psicopedagogia é um componente vital do nosso compromisso em proporcionar um atendimento completo e personalizado. Nosso objetivo é garantir que cada criança tenha as ferramentas e o suporte necessários para superar seus desafios acadêmicos e alcançar o sucesso escolar.
Neuropsicologia
A neuropsicologia na ETHOS é fundamental para a investigação, rastreamento e avaliação diagnóstica de crianças com possíveis transtornos do desenvolvimento. Este serviço desempenha um papel crucial na obtenção de diagnósticos precisos, permitindo que as intervenções sejam direcionadas de maneira mais eficaz.
Avaliação Diagnóstica: Nossos neuropsicólogos realizam avaliações detalhadas para identificar possíveis transtornos do desenvolvimento, como autismo, TDAH, dislexia, entre outros. Utilizamos ferramentas e técnicas avançadas para garantir que cada diagnóstico seja preciso e abrangente.
Rastreamento e Monitoramento: Além da avaliação inicial, o serviço de neuropsicologia inclui o rastreamento contínuo do progresso da criança. Monitoramos o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional, ajustando as intervenções conforme necessário para maximizar os resultados.
Apoio Personalizado: Com base nas avaliações e no diagnóstico, desenvolvemos planos de intervenção personalizados. Trabalhamos em estreita colaboração com pais, professores e outros profissionais envolvidos no cuidado da criança para garantir que todas as necessidades sejam atendidas.
Orientação e Suporte: Oferecemos orientação e suporte contínuo para as famílias, ajudando-as a entender o diagnóstico e a implementar estratégias eficazes no dia a dia. Nosso objetivo é empoderar os pais com o conhecimento e as ferramentas necessárias para apoiar o desenvolvimento de seus filhos.
Na ETHOS, a neuropsicologia é um componente essencial do nosso compromisso com o desenvolvimento pleno e a qualidade de vida das crianças neurodivergentes. Nosso enfoque é garantir que cada criança receba a atenção especializada que precisa para alcançar seu potencial máximo.
Parceria com Pais e Professores
A participação constante dos pais e dos professores é vital em todo o nosso processo. Desde a investigação inicial, passando pela acolhida e resolução de dúvidas, até o início da intervenção e o acompanhamento contínuo, estamos ao lado de vocês. Nosso objetivo é assegurar que, ao final do processo, a criança esteja autônoma, o ambiente esteja bem ajustado e as pessoas ao redor estejam preparadas para fornecer o suporte necessário.
Artigos recomendados:
LeBlanc, L., & Gillis, J. M. (2012). Behavioral interventions for children with autism
spectrum disorders. Pediatric Clinical, 59, 147-164.
Lovaas, O. I. (2003). Teaching individuals with developmental delays. Austin TX:
Pro-ed.
MacDonald, R., Parry-Cruwys, D., Dupere, S., & Ahearn, W. (2014). Assessing
progress and outcome of early intensive behavioral intervention for toddlers with
autism. Research in developmental disabilities, 35(12), 3632–3644.
https://doi.org/10.1016/j.ridd.2014.08.036
Steinbrenner, J. R., Hume, K., Odom, S. L., Morin, K. L., Nowell, S. W., Tomaszewski,
B., Savage, M. N. (2020). Evidence-based practices for children, youth, and
young adults with autism. Chapel Hill: The University of North Carolina, Frank
Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism
Evidence and Practice Review Team.